🔍︎ | [PT] EN
🔍︎ | Contacto | [PT] EN
Críticas a Álbuns
Crítica a Álbum :: Blame Zeus - Identity (2014)
2014-10-26 14:36:33 | Hugo Miguel Delgado

Os Blame Zeus são uma banda do Porto com 4 anos de existência. Identity, com edição pela Raising Legends, é o seu álbum de estreia, resultado das experiências e influências musicais de Sandra Oliveira (voz), Ricardo Silveira (bateria), Diogo Vidinha (baixo), André Ribeiro e Vítor Braga (guitarras). Este álbum de estreia, com capa da autoria de Augusto Peixoto, apresenta 13 temas que vagueiam pelo espectro do rock alternativo, cruzando caminhos com uns Guano Apes ou uns The Gathering (fase pos-metal), com desvios pontuais para terrenos que incluem grunge, rock progressivo ou metal. Com a voz de Sandra Oliveira a centralizar as atenções, o álbum vai alternando entre temas mais animados como Falling of the Gods, outros mais pesados como Clock ou The Apprentice ou ainda outros mais pausados como o belíssimo Accept. O trabalho de André Ribeiro e Vítor Braga nas guitarras sobressai pelos inúmeros pormenores deliciosos com que complementam os riffs e demais melodias, permitindo a descoberta de novos detalhes a cada nova audição. Quanto à secção rítmica, de referir a bateria que apresenta uma sonoridade muito orgânica e directa mas cuja produção pouco polida poderá não ir ao encontro dos ouvintes mais exigentes ou atentos aos pormenores, que poderão queixar-se do som de tarola (faltou-lhe um pouco de vida) e da falta de um pequeno acerto "aqui ou acolá". Nada que afecte demasiado o resultado global, com a voz quente de Sandra Oliveira a complementar o conjunto e unir as partes, enchendo os temas de uma força e uma profundidade inesperada, passando por registos tanto calmos e enérgicos com nota bem positiva.

Esta é portanto uma estreia que nos apresenta um conjunto de temas orelhudos e radio-friendly, cheios de toques pessoais, fugindo aos típicos temas desprovidos de alma que nos infestam diariamente as emissões radiofónicas. A versatilidade e amplitude de sonoridades abraçadas dispersa um pouco a nossa atenção ao longo da cerca de 1 hora de audição, tornando por vezes também evidentes algumas das influências da banda, nada que não seja de esperar nesta fase inicial. O tempo certamente tratará de cada vez mais combinar essas influências com o cunho pessoal de cada um, dando uma cada vez maior identidade à banda e ajudando a limar as arestas e a escolher os rumos adequados a seguir na sua sonoridade. Contando desde já com a Raising Legends, apoio é algo que certamente não lhes faltará.

Identity é um trabalho de estreia interessante que apresenta grandes temas como Accept, Receiver ou The Apprentice, sendo merecedor de uns 72 em 100.

Rating: 72%



Identity - album cover
01Falling Of The Gods
02Sick Of You
03Sleep
04Accept
05Crystal Ball
06Clocks
07Broken
08Crazy
09Receiver
10Incarnate
11Bed
12Shoot Them Down
13The Apprentice
 
Capa criada porAugusto Peixoto
EditoraRaising Legends
 
VozSandra Oliveira
GuitarraAndré Ribeiro | Vítor Braga
BaixoDiogo Vidinha
BateriaRicardo Silveira
 
Blame Zeus - band photo


BLAME ZEUS (PT)