🔍︎ | [PT] EN
🔍︎ | Contacto | [PT] EN
Críticas a Álbuns
Crítica a Álbum :: Moonshade - Dream | Oblivion (2014)
2014-11-04 02:21:01 | Hugo Miguel Delgado

Os Moonshade são uma banda de death metal melódico originária do Porto, Portugal. Depois do seu primeiro EP The Path Of Redemption gravado em 2010, apresentam-nos agora o novo EP entitulado Dream | Oblivion, contando com a participação de Pedro Quelhas e Dinis Martins nas guitarras, Ricardo Pereira nas vozes e letras, Afonso Aguiar no baixo e Luís Neto na bateria.

A introdução A Bleak Sunrise leva-nos para um ambiente algo misterioso e melancólico, com uns pianos e coros sintetizados a fazer lembrar as sonoridades mais doom / góticas. Puro engano, pois logo de seguida Dawn Of A New Era arranca a fazer lembrar Amon Amarth, com melodias de guitarra feitas ao mesmo estilo dos suecos e com a voz forte gutural de Ricardo Pereira a fazer lembrar Johan Hegg. Esta dicotomia de estilos será uma constante ao longo deste EP, com os 3 temas instrumentais (Intro, Interlúdio e Outro) a contrastarem com os 4 temas principais. Genesis 3.5 acaba por se distanciar ligeiramente desta fórmula, trocando as parecenças com os vikings por uma aproximação a outros suecos do death metal melódico, os Dark Tranquillity, e o seguinte Fall To Oblivion junta ainda um ligeiro toque a Amorphis logo no riff introdutório. Alguns dos temas introduzem também uma maior diversidade de estilos nas vozes, com uma voz limpa em momentos mais melodiosos Fall To Oblivion e mesmo outra bem mais gutural, a berrar quase ao estilo black metal, em Dawn Of A New Era. A ideia de diversificar as vocalizações e ambientes poderá ser algo a aproveitar para ajudar a sonoridade da banda a distanciar-se das suas influências mais óbvias, mas precisam de um maior esforço para que a sua integração nos temas soe natural e não ténue ou em ruptura forçada. Ainda relativamente à produção, de referir o som um pouco embrulhado que por vezes se faz ouvir por parte da bateria, soando pouco claro e às vezes em desencontro ou a atrasar em relação aos restantes instrumentos. Como ponto mais positivo, o destaque vai para as harmonias de guitarra, quase sempre bem pensadas e bem niveladas com a voz principal, sem que nenhum dos sons se sobreponha aos restantes.

Apesar das influências já referidas estarem ainda bem vincadas ao longo dos temas e do desencontro de estilos entre os temas instrumentais e os temas principais causar alguma estranheza (não tanto pela mudança de sentimento mas mais pela mudança de estilo, numa espécie de inconsistência consistente), não podemos deixar passar em claro a qualidade desta banda quando nos apresentam ao longo deste EP inúmeros momentos dignos de figurar em álbuns de Amon Amarth ou Dark Tranquillity. Se a capacidade e qualidade são evidentes neste trabalho e no salto que representa em relação ao seu trabalho de estreia, resta agora esperar pelo continuar desta evolução e amadurecimento de ideias, para que ganhem mais confiança nas suas capacidades, definam ainda melhor o som que querem fazer e assim garantam uma maior consistência e coerência de tema para tema. Se o conseguirem, estamos certos de que estes Moonshade estarão em excelente condições para aspirar a altos voos. Quanto a Dream | Oblivion é bem merecedor de uns 78 / 100.

Rating: 78%



Dream | Oblivion - album cover
01I. A Bleak Sunrise (Intro) 01:53
02II. Dawn of a New Era 04:55
03III. Goddess Eternal 05:42
04IV. The Depths of Despair (Interlude) 01:35
05V. Genesis 3.5 07:57
06VI. Fall to Oblivion 06:15
07VII. Into the Abyss (Outro) 02:06
 
VozRicardo Pereira
GuitarraPedro Quelhas | Dinis Martins
BaixoAfonso Aguiar
BateriaLuís Neto
 
Moonshade - band photo


MOONSHADE (PT)